Pintura Translúcida

Pintura Translúcida

Pintura Translúcida

Fala Galera, mais um post novo para quem tem interesse em saber como são feitas as pinturas translúcidas.

Juntamente com um texto, segue um vídeo guia que você pode ir acompanhando cada etapa. O instrumento é um baixo Washburn XB126.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=YtrefgWAX6M]

Etapa 1: Retirando seladora original.

Para fazer uma pintura translúcida você pode tingir diretamente a madeira ou o verniz com a coloração desejada. Neste caso resolvemos tingir a madeira diretamente para destacar os veios. Utilizamos uma lixadeira orbital pneumática nesta etapa para retirar toda a seladora e deixar na madeira crua (lixa 220-320). Acompanhe em (00:08)s do vídeo. Repare que existem algumas “manchas” mais claras quando estamos lixando, são lugares onde a seladora já saiu e a madeira está crua.

Etapa 2: Nivelar o instrumento

Muitas vezes a fábrica ou luthiers deixam passar algumas imperfeições (o que é normal) como isto pode prejudicar nosso trabalho (como já aconteceu algumas vezes) resolvemos tentar melhorar ainda mais o instrumento para não pagar pelo erro dos outros e entregar um instrumento com acabamento superior para o nosso cliente que merece o melhor.

Utilizamos um taco pneumático grande, quase do tamanho do instrumento para nivelar o máximo possível, podemos verificar ao passar uma régua que está no esquadro. Acompanhe em (00:20)s

Etapa 3: Tingimento

Agora passamos o ar para retirar todo o pó que fica nos poros do instrumento. Acompanhe em (00:47)s, observe que em um momento colocamos a lente de aumento para tentar mostrar os poros bem limpos. Utilizamos uma tinta em nitro bem antiga que tínhamos guardado. Deixamos a tinta bem fininha (diluímos com Thinner) e aplicamos com o pincel, seguido de uma boneca para afinar e igualar o pigmento. Acompanhe em (01:30)s.

Etapa 4: Verniz

Acompanhe em (02:08)s. Daí pra frente foram dadas algumas camadas de verniz PU para selar os poros. O processo do verniz explicaremos em outros posts ok? Vamos com calma!

O resultado final foi este:

 

 

 

Não deixe de visitar nosso site: www.musickolor.com.br e curtir nossa página no facebook www.facebook.com/pinturadeinstrumentos.

Mais detalhes sobre este e outros tipos de acabamentos em nosso canal do YouTube :  www.youtube.com/musickolor

Um abraço a todos vocês.

 

Comments

comments

% comentários 2

  • Mario Barroso says: maio 29, 2016, 8:21 pm

    Olá

    Gostaria de saber como poderia fazer um orçamento para transformar a minha Epiphone Nighthawk sunburst em cor de madeira natural. A guitarra tem a pintura atual um pouco quebrada, pegando um pedaço muito pequeno da madeira. Gostaria de saber se pode comprometer o trabalho. Abs

    • superadmin says: julho 6, 2016, 10:18 pm

      Conte com a MK pra transformar sua guita, Marcio.
      Enviamos o orçamento por e-mail.
      Tmj!
      Abs.

Leave A Reply

google2b72cf6251d2281c.html