Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

Guitarra de freijó. Qual cor escolher? Vamos ajudar você!

Já ouvimos falar muito sobre Ash, Alder, Cedro e Mogno na construção de instrumentos musicais, grandes fábricas usaram e usam até os dias de hoje. De repente surgiu esta madeira chamada Freijó e muitos começaram a se perguntar… “Como fica uma guitarra de freijó?”

Vamos conhecer um pouco mais esta madeira que também  é conhecida por frei-jorge, freijó-branco, freijó-preto, freijó-rajado, freijó-verdadeiro, louro-freijó, (preferimos chamar de Cordia goeldiana Huber) 🙂

Esta madeira tem ocorrência na Amazônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

guitarra de freijó

Se quiser saber mais sobre características físicas visite o site que usamos como fonte para estas primeiras informações: http://www.ipt.br/informacoes_madeiras/34.htm

Fonte: (IPT,1989a)

Não vamos dizer aqui que freijó é igual madeira X ou Y, que tem propriedade sonora z, pois não tenho nada comprovado a não ser a percepção pessoal de cada músicos ou luthiers, então o que podemos falar é sobre a pintura! E aí, qual a melhor pintura para uma guitarra de freijó?

Existem muitas possibilidades e temos o maior prazer em ajudar na escolha da melhor cor! Algumas cores simplesmente não combinam com esta madeira ou não vão ficar como você está imaginando, mas gosto é gosto, né?

Para simplificar precisamos primeiramente saber qual é o resultado de uma pintura básica. Vamos analisar esta guitarra de freijó cru:

guitarra de freijó

Claro que você vai encontrar peças com diferentes tonalidades. Pode ser levemente mais clara ou mais escura, ok?

Agora veja uma guitarra de freijó somente com verniz brilhante:

guitarra de freijó

Veja só como o verniz já ressalta um pouco a madeira deixando ele mais escuro.

O freijó está sendo cada vez mais utilizado pelos luthiers no Brasil. O músico já se deu conta que temos ótimas opções para construir um instrumento de altíssima qualidade com madeiras brasileiras e uma guitarra de freijó é uma delas! Notamos o aumento de instrumentos de freijó que chegam à Music Kolor e com eles a dúvida de quais cores escolher.

Agora ele na versão fosca:

guitarra de freijó

Como podem reparar o fosco não escurece tanto a madeira, os veios ficam ressaltados e bonitos, porém com um aspecto menos “carregado”. No caso, esta peça é levemente mais clara que a strato da foto anterior.

Partindo da opção fosca, podemos tingir levemente com uma cor preta somente os veios e o resultado pode chegar próximo deste:

guitarra de freijó

Vai depender muito dos veios da madeira! Não sei se concordam, mas ao optar pelo acabamento natural, o fosco fica MUITO mais bonito! Não faria uma peça de freijó brilhante (na minha humilde opinião, e vou te convencer a não fazer também! Haha)

Que tal aplicar uma cor? Vamos ver como fica um freijó com o tradicional 3 tones burst:

guitarra de freijó

As cores utilizadas nesta Telecaster foram as mesmas utilizadas nas próximas fotos. Veja como fica em uma guitarra de ASH, são as mesmas cores, veja como ficam mais vivas!

guitarra de freijó

Repare bem, utilizamos os mesmos tingidores da guitarra anterior e agora veja a diferença em uma peça de Alder.

guitarra de freijó

Reforçando, foram utilizadas as MESMAS CORES e a MESMA TÉCNICA, a única coisa que mudou foi a madeira! Veja um comparativo das 3 madeiras lado a lado.

Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

Pessoal, parece óbvio para alguns, mas nem todos têm experiência nesta área e acho muito importante ressaltar que cada madeira tem os veios diferentes, ou seja, não é possível reproduzir os veios do ASH no freijó! O que podemos fazer é aplicar a cor, somente isso, então a sua guitarra NÃO vai ficar como nenhuma dessas acima. Cada uma tem a sua característica e estamos lidando com tingidores transparentes e não cores sólidas que independem da madeira. Falaremos sobre isso em outro post.

Outra opção legal no freijó seria o Mahogany (sem firula, Mogno) Burst. Utilizamos um pouco de tingidor mogno e o resultado é este:

Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

Consideramos esta uma das opções mais bonitas e de extremo bom gosto! O que achou? Envie um e-mail para nós com sua opinião em mk@musickolor.com.br, diga qual cor mais gostou ou qual cor você gostaria de ver em um instrumento de freijó.

Já fizemos cores diferentes como o verde, por exemplo:

Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

Não fica um verde vivo, ele tende a ficar verde musgo, mas não deixa de ser uma opção. Se o seu objetivo é revender (músico adora fazer rolo!), já adiantamos que o verde torna o processo de venda mais difícil, normalmente são pedidas em instrumentos sob encomenda. Particularmente não teria uma, rs.

Outra opção que não fica tão clean como nós esperamos, porém tem um resultado interessante é o azul. Ele fica bem escuro e muitas vezes nem mostra os veios da madeira. Olha só essa Dreamer de freijó!

Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

Repare que o azul fica com um aspecto bem escuro, novamente para comparar, veja o MESMO tingidor em uma guitarra de Alder, também fica bem escuro, quase não aparecendo os veios da madeira.

Guitarra de freijó. Qual cor escolher?

 

 

Agora o mesmo azul em uma Gibson com top de Flamed Maple, repare que o Maple por ser uma madeira mais clara deixa o azul mais vivo.

Respondendo algumas perguntas que você pode fazer:

– Tem como clarear o tingidor e deixar ele mais claro colocando um branco por exemplo? A resposta é não, o branco é uma tinta e não um tingidor, ele dá um aspecto leitoso, então não clareamos o tingidor para fazer um azul mais clarinho, por exemplo.

– Tem como simular o efeito do Flamed Maple ou do ASH em outra madeira. Resposta. Não! Você pode fazer como o chinês faz, imprimir um adesivo de maple e colar na guitarra, quimar a madeira com os veios ou fazer uma pintura com aerógrafo, mas sinceramente, você acha isso legal? Pode mudar o visual e tal, mas se importe mais com o seu estudo, técnica, qualidade da construção e hardware do seu instrumento, fingir que tem um top de maple ou outra madeira por status é como colocar logo Fende em Squier, não se engane! (Mais uma opinião minha!)

Antes de realizar um projeto do zero, recomendamos estudar muito bem as possibilidades que podem ser desenvolvidas em cada tipo de madeira, se a cor não agradar escolha outra madeira para o projeto. Se ainda tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar! Será um prazer ajuda-lo! Podemos conversar com você e seu luthier para chegar no resultado esperado!

Todos os instrumentos mostrados aqui foram pintados na Music Kolor®. Créditos para nossos clientes Luthiers donos de algumas dessas guitarras: Fortune Custom Guitars, Sérgio Buccini, Celso Freire.

Obrigado por acompanhar nosso blog! Dúvida ou sugestões envie um e-mail para mk@musickolor.com.br. Deixe seu comentário aqui em baixo, deixe sua opinião e compartilhe com os amigos! Se preferir e quiser tirar uma dúvida pelo WhatsApp, o meu pessoal é este (11) 94735-2294.

Visite nosso site para mais ideias: www.musickolor.com.br

Obrigado e até a próxima!

att,

Rafael Romano.

Comments

comments

% comentários 0

Leave A Reply